Os olhos são a parte do rosto que carrega mais expressividade na definição de uma determinada expressão ou sentimento. Qualquer pequena diferença na forma que os desenhamos já gera uma grande alteração na expressão que o personagem passa.
Para desenharmos olhos corretamente, a primeira coisa que devemos perceber é que o globo ocular é uma esfera. Os nossos desenhos devem, portanto, passar ao observador essa impressão de tridimensionalidade, e não apenas de um disco plano. Na parte anterior do globo ocular temos a íris (parte colorida) e a pupila (orifício preto no centro da íris).
A pupila serve para regular a entrada de luz no olho. Assim, se estivermos em um lugar escuro, a pupila se dilata a fim de permitir maior entrada de luz. Já em um local claro a pupila se contrai. Se notarmos atentamente as animações da Pixar, vamos perceber que eles tiram proveito desse contração/dilatação, de modo a dar maior expressividade aos seus personagens.
Os olhos são cobertos pelas pálpebras. É importante notar que as mesmas têm espessura, que devem ser representadas no desenho, aumentando a impressão de tridimensionalidade. (Principalmente a borda da pálpebra inferior, que geralmente ficará visível)
A pálpebra superior geralmente estará cobrindo parte da íris, ou seus personagens vão ficar com cara de assustados.
Por sinal, no post sobre bocas eu disse que a linha principal para definir a característica da boca era a do meio dos lábios. No caso dos olhos, se você tiver que estilizar, aconselho dar preferência a linha da pálpebra superior com a íris. Esses dois elementos já conseguem passar a impressão geral em um desenho simplificado.
Os dois olhos nunca são exatamente iguais. Desenhá-los com sutis diferenças ajuda a dar credibilidade ao desenho.
Por fim é importante prestar atenção aos cílios. Não os desenhe linha a linha, mas busque passar a impressão do conjunto. Esta é uma parte na qual devemos caprichar, principalmente no caso de olhos femininos.
Nos exemplos abaixo vocês podem ver alguns exemplos das dicas que dei. Observem e tentem entender a o volume e a forma do olho visto de diferentes posições.
Nenhum comentário:
Postar um comentário