quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Bocas

Olá.
Depois de um longo tempo de volta com as postagens.
Esses dias estive treinando um dos tipos de desenhos que mais gosto de fazer: Retratos.
Assim tive a idéia de fazer algumas postagens sobre o desenho do rosto.
Começando pelas suas partes.

Hoje vou falar um pouco sobre o desenho da boca.

A boca é uma das partes mais fáceis de serem desenhadas em um rosto. (Considerando que os olhos, o nariz e as orelhas são bem mais difíceis). Mesmo assim ela merece alguns cuidados.

O primeiro deles é não deixar que a boca no seu desenho fique uma forma plana, sem volume.
Se você notar bem, perceberá que a boca tem partes que avançam e recuam, gerando uma forma bem peculiar. Dá para dividí-la em 7 partes, sendo 4 no lábio superior e 3 no inferior.



Essa volumetria tem que ser levada em conta ao fazermos o desenho de uma boca. Percebam como as duas partes centrais superiores se projetam para a frente.
Em uma visão à 3/4 podemos perceber melhor esses volumes.


Em perfil os volumes permanecem. Atenção ao seguinte: O lábio inferior em uma vista de perfil geralmente estará um pouco recuado em relação ao superior:



Outra coisa legal de se notar é o seguinte: A linha mais importante no desenho de uma boca ou seja, aquela que vai carregar a maior parte da personalidade do modelo é aquela do encontro dos lábios. Veja só: Podemos até mesmo desenhar ela e apenas sugerir com poucos traços o lábio superior e inferior.


Aliás é isso que os artistas de mangá e quadrinhos geralmente fazem:



Uma ultima dica: ao desenhar um sorriso, afine os lábios e não desenhe nunca todos os dentes. Se você fizer isso vai parecer que o personagem está com raiva. o ideal é no máximo sugerir com poucas linhas alguns contornos dos dentes, deixando o resto para a imaginação do observador.




Por hoje é isso.
Agora estou com mais tempo livre e não devo sumir mais: Em breve mais posts!
Abraços



Nenhum comentário:

Postar um comentário