Uma das coisas boas sobre desenho é que ele é um Hobby barato. Tudo que você precisa é de lápis, borracha e papel para dar asas imaginação. OK... Acho que eu posso ser um pouco mais específico:
Lápis
Aconselho aos iniciantes usar lápis em vez de lapiseira. O motivo é que com o lápis você pode ter inúmeros tipos de pontas, enquanto a lapiseira você tem apenas aquela ponta com diâmetro padrão. Claro que para ter inúmeras pontas você deve fazer a ponta de seus lápis com o estilete e não com apontador. (Não é que seja errado usar apontador... aliás, não existe essa história de certo e errado. Apenas você terá muito mais flexibilidade se usar o estilete – Só cuidado pra não se cortar hein ;-))
Os lápis são divididos entre aqueles que têm grafite mole e os que têm grafite duro. Os da família B são moles, tem um traço mais escuro, borram com facilidade e são utilizados para fazer sombreamentos. Aqui temos o B, 2B, 3B, 4B, 5B e 6B. Quanto maior o número mais mole o grafite. Já os da família H são duros, geram um traço mais claro e marcam o papel com mais facilidade. Os lápis H, 2H, 3H, 4H, 5H e 6H são exemplos dessa família. Existem também os intermediários. No caso o Lápis HB e o lápis F.
Para os nossos exercícios aconselho adquirir pelo menos um HB e um 6B.
Borracha
A borracha ideal para desenho não deve manchar, rasgar ou borrar o papel. Aconselho uma borracha branca plástica. (Fiquem longe das borrachas escolares, tipo aquelas metade vermelha e metade azul...),
Papel
Existe uma infinidade de papeis para desenho e pintura. O mais comum é o papel sulfite (Aquele que compramos em resmas ou bloquinhos com 100). Aliás... é bom fazer logo uma distinção. Sulfite é o nome do material. A4, Ofício, Carta, etc são termos que se referem ao formato, ou seja, às dimensões do papel. Muita gente faz confusão com relação a isso.
Outro papel bem legal para desenho artístico é o Canson. Ele vem em blocos de A3 (29,7 x 42 cm) ou A4 (21 x 29,7cm). Existe o branquinho e um creme. O seu diferencial é a sua textura, que proporciona resultados muito bonitos, principalmente em desenhos sombreados a grafite ou a lápis de cor.
Então... para começar a nossa diversão, algumas folhas de papel sulfite, uma borracha branca plástica e um lápis HB e um 6B vão dar conta do recado.
No próximo post vou começar a falar sobre os princípios básicos do desenho...
então: Até lá!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário