terça-feira, 7 de setembro de 2010

Curso básico de desenho - 2 - Formas Básicas

Se você quer desenhar qualquer coisa, seja um cartoon, um personagem mangá, ou um retrato realista, existem algumas coisas básicas com as quais você deve se preocupar.

 
Formas, Proporções e perspectiva.

 
Vamos falar um pouco sobre estas 3 coisas. Começando pelas formas.
O sucesso de um desenho consiste, em parte, em você conseguir enxergar as coisas como elas realmente são:



Observe os croquis a seguir:
Qual dos dois grupos de desenhos passa mais credibilidade ao observador?


Você pode estar dizendo:

Ok. Eu percebo o que você está querendo dizer... mas isso é muito complicado. Como eu posso representar os objetos de modo a passar essa impressão de volume?
A resposta:

Simplifique!!!

Um músico não começa o seu aprendizado tocando peças avançadas de Chopin. Ele começa aprendendo o básico: As notas musicais, depois os intervalos, os acordes, os tons... Na verdade, qualquer peça musical, por mais complexa que seja, é formada por esses elementos básicos. Uma vez que o músico tem pleno domínio deles, está pronto para avançar para execuções complexas.

No desenho é a mesma coisa. Quais seriam então os elementos básicos do desenho?

Adivinhou: As formas.

 
Mas que formas? O quadrado, o círculo, as retas, o triângulo, etc? Tah... essas são formas, mas formas bidimensionais. Ou seja, se você juntar essas formas vai conseguir fazer um desenho. Mas ele vai ficar “chapado” no papel. E não é isso que estamos buscando.



Então quais as formas a utilizar? Ora... É só lembrar das aulas de geometria espacial.

A esfera, o cone, Os prismas, os cilindros, etc. A partir da combinação desses elementos e suas variações conseguimos desenhos com aparência de 3D.


Qualquer objeto, por mais complexo que seja, pode ser decomposto em formas básicas.
Assim sendo: Se você conseguir desenhar essas formas básicas, com Proporções e Perspectiva corretas em qualquer posição... Parabéns, você estará apto a desenhar qualquer coisa.



E como fazer para desenhar as formas básicas corretamente???

Aguardem os próximos posts. Estarei falando mais sobre isso.
Abraços.

Curso Básico de desenho - 1 - Materiais

Uma das coisas boas sobre desenho é que ele é um Hobby barato. Tudo que você precisa é de lápis, borracha e papel para dar asas imaginação. OK... Acho que eu posso ser um pouco mais específico:

Lápis

Aconselho aos iniciantes usar lápis em vez de lapiseira. O motivo é que com o lápis você pode ter inúmeros tipos de pontas, enquanto a lapiseira você tem apenas aquela ponta com diâmetro padrão. Claro que para ter inúmeras pontas você deve fazer a ponta de seus lápis com o estilete e não com apontador. (Não é que seja errado usar apontador... aliás, não existe essa história de certo e errado. Apenas você terá muito mais flexibilidade se usar o estilete – Só cuidado pra não se cortar hein ;-))

Os lápis são divididos entre aqueles que têm grafite mole e os que têm grafite duro. Os da família B são moles, tem um traço mais escuro, borram com facilidade e são utilizados para fazer sombreamentos. Aqui temos o B, 2B, 3B, 4B, 5B e 6B. Quanto maior o número mais mole o grafite. Já os da família H são duros, geram um traço mais claro e marcam o papel com mais facilidade. Os lápis H, 2H, 3H, 4H, 5H e 6H são exemplos dessa família. Existem também os intermediários. No caso o Lápis HB e o lápis F.

Para os nossos exercícios aconselho adquirir pelo menos um HB e um 6B.


Borracha

A borracha ideal para desenho não deve manchar, rasgar ou borrar o papel. Aconselho uma borracha branca plástica. (Fiquem longe das borrachas escolares, tipo aquelas metade vermelha e metade azul...),


Papel

Existe uma infinidade de papeis para desenho e pintura. O mais comum é o papel sulfite (Aquele que compramos em resmas ou bloquinhos com 100). Aliás... é bom fazer logo uma distinção. Sulfite é o nome do material. A4, Ofício, Carta, etc são termos que se referem ao formato, ou seja, às dimensões do papel. Muita gente faz confusão com relação a isso.

Outro papel bem legal para desenho artístico é o Canson. Ele vem em blocos de A3 (29,7 x 42 cm) ou A4 (21 x 29,7cm). Existe o branquinho e um creme. O seu diferencial é a sua textura, que proporciona resultados muito bonitos, principalmente em desenhos sombreados a grafite ou a lápis de cor.



Então... para começar a nossa diversão, algumas folhas de papel sulfite, uma borracha branca plástica e um lápis HB e um 6B vão dar conta do recado.

No próximo post vou começar a falar sobre os princípios básicos do desenho...
então: Até lá!!!