sábado, 28 de agosto de 2010

Curso básico de desenho - Introdução

Estarei, a partir de hoje, realizando uma série de postagens direcionada a iniciantes que sempre quiseram aprender a desenhar. Se você é fã de desenhos artísticos, quadrinhos, mangás, etc; mas não consegue desenhar nada além de "bonequinhos de palito", essas postagens são para você.

O MITO: Mas eu não sei desenhar Alexandre!!!

É engraçado como essa é uma das frases que eu mais ouço de iniciantes que querem aprender a desenhar. Eu nunca ouvi ninguém dizer “Eu não vou fazer um curso de inglês porque eu não sei falar inglês!” Mas com relação ao desenho as pessoas têm essa visão de que não adianta fazer um curso ou estudar “já que elas não sabem desenhar”

O que acontece é que existe um Mito acerca do desenho que diz: “O desenho é um Dom” (Assim... com letra maiúscula e tudo!!!). “Se você não tem esse Dom não será um bom desenhista” “Se você não “nasceu desenhando bem”, não adianta nem tentar”

No entanto, isso não é verdade. Tudo bem que existem pessoas que têm uma facilidade inata para perceber proporções, luz e sombra, visualização espacial, etc. E por isso desenham bem desde pequenas.
Mas isso não quer dizer que se esse não é o seu caso, você não pode aprender a desenhar!
Muito pelo contrário. Você pode desenvolver essas habilidades através de estudo e prática e se tornar um excelente desenhista.

Já falamos do mito, agora vamos aos fatos:

VOCÊ SÓ APRENDE A DESENHAR DESENHANDO

Não adianta ler centenas de livros sobre desenho, ver montes de vídeos no You Tube, fazer dezenas de cursos, ler todas as postagens deste blog, etc. Se você não praticar regularmente não vai aprender a desenhar. Simples assim! A teoria é super importante, mas só dá resultados depois de posta em prática.

Assim sendo, se você quer realmente aprender a desenhar, precisa pensar seriamente em reservar um tempo diário para praticar. Durante o nosso curso básico de desenho irei propor uma série de exercícios. É importante realizá-los com paciência, sem pular etapas, buscando compreender, fixar e praticar bem cada conceito antes de seguir em frente. Os maiores inimigos de um desenhista são a impaciência e a pressa. Procure curtir cada etapa do processo, cada exercício. Assim, com certeza quando você menos esperar vai estar fazendo desenhos que vão surpreender a seus amigos, familiares e a você mesmo.